A História
Sinopse
O Que é a Pirueta mesmo?
Versão Longa
A Websérie Pirueta Russa, a ser realizada em âmbito académico na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, retrata a história de Kalinka, um professor de Educação Física desenquadrado e peculiar que, através de chantagem, convence dois alunos a integrarem uma equipa de Ginástica Acrobática de modo a roubar a mais importante taça de todos os tempos…
A Pirueta Russa é uma série de caráter cómico que procura misturar o Audiovisual com a Banda Desenhada num conjunto de 5 episódio de duração de 10 minutos cada.
Como estudantes de Cinema acreditamos que a série Pirueta Russa reúne diversos aspetos que a diferenciam do formato televisivo clássico de Portugal, permitindo assim, graças à sua originalidade, destacar-se no meio dos concorrentes.
A tradição da ginástica e de acrobacias foi sempre uma das características da família Smirnov (os seus antepassados sempre fizeram parte de circos ambulantes). “Kalinka” sempre treinou arduamente na Ginástica. A glória e o prestígio de um ginasta esteve sempre presente na sua infância, para além de admirar o seu pai ginasta, via ginástica como um orgulho patriota. O seu pai, Dimitri Smirnov, fugiu da URSS com Yuri em 1965.
Alvo de perseguições por parte do Ministério da Propaganda Comunista (pensava-se que Dimitri era um informador para os USA, mas na verdade, andava só a ver os preços dos fatos de ginástica americanos. Dado que a qualidade dos da URSS era bem inferior…). Face a este problema, Dimitri, decidiu fugir da sua pátria, levando apenas o pequeno e promissor Yuri (os seus outros 4 filhos eram inúteis na Ginástica, e também não morria de amores pela sua mulher, Stevalana Smirnov).
E assim foi, fugiu para Portugal, e refugiou-se em casa de um tio distante paterno na freguesia de Arroios, Lisboa. Yuri irá crescer nas ruas lisboetas, mas é na Sociedade Recreativa Luso-Russa, que Yuri irá se desenvolver. Ginástica torna-se uma paixão, e as histórias do seu pai, começam a marcá-lo. Glória. Paixão. Prestígio. Yuri já se imaginava a retornar à terra natal onde nasceu, adornado de medalhas de oiro e troféus nos braços. Aos 17 anos, foi escolhido pela a Sociedade Recreativa, juntamente com a sua colega, e também namorada da altura, Tatyana Koslov para o Campeonato Pirueta de ’77.
Contudo, durante o seu show final com a parceira, uma pirueta no ar mal feita por Tatyana, e mal apanhada por Yuri, resulta em uma perna partida e desqualificação da prova. Yuri viu o seu trófeu e fama a ir para os seus rivais, Afonso Silva e Maria do Carmo. Frustrado com o falhanço, isolou-se dos tapetes de ginástica, das provas, e do seu pai. Um ano mais tarde, Dimitri Smirnov morre. As últimas palavras para o seu filho foram, “Ты позор….” (És uma desgraça). Com o passar dos anos, tornou-se Professor de Educação Física em várias escolas, acabando por ir parar à Escola Secundária São Vicente. Tornou-se um homem frustrado, antipático e maldisposto. Passou a ser conhecido pelo o “Kalinka” (o seu nome Yuri não era de todo apelativo para os alunos portugueses).
Longe vai o físico invejável de ginástica que detinha enquanto jovem. Gordo, bigode e sobrancelhas farfalhudas, fato-de-treino vermelho (sempre aberto na área do peito a mostrar o fio de oiro), é assim que se destaca nos corredores e ginásio da escola. É conhecido por ser um professor maldisposto e injusto, premeia os maus alunos, e chumba os bons alunos. Uma forma de vingança no seu inconsciente. Em 2018 descobre que o anual Campeonato Pirueta irá ser realizado em Lisboa, contará com a presença dos míticos vencedores das provas de 1977, Afonso Silva e Maria do Carmo, agora aparentemente casados. Irão estar presentes na prova, juntamente com o Troféu de 1977.
É o momento. O momento de conquistar a glória perdida. É agora que irá recompensar os falhanços do passado. Vai mostrar ao seu pai, onde quer que ele esteja, céu ou inferno, que não é, e nunca será um falhanço. Bernardo e Simão aparecem como uma dádiva de Deus. No momento certo, e com a chantagem perfeita, Kalinka põem o seu plano em prova. Kalinka irá se tornar um mentor, e de alguma forma uma figura controversa “paternal” para estes dois jovens. Carlota e Ana irão ser metidas nesta aventura. Kalinka sente alguma pena nelas, principalmente por Carlota, pois vê nela a vontade e força que ele próprio tinha com aquela idade.
No dia da grande golpada, irá ter que escolher entre salvar os seus alunos, ou roubar o Troféu. Um grande dilema que Kalinka irá ter.